quarta-feira, 23 de maio de 2012

Propaganda boca a boca no Facebook é novo meio de vendas


Especialista alerta que é preciso cuidado para não incomodar usuários e ter mensagens bloqueadas
Caroline Pacheco Pereira

Caroline Pacheco Pereira 
Talita Vargeides verifica encomendas recebidas online
Depois do sucesso nos sites de compras coletivas onde são anunciados novos negócios como bares, restaurantes e pacotes estéticos, chegou a vez das vendas online usarem o potencial das redes sociais. Os botões de curtir e compartilhar do Facebook são a forma de propaganda, podendo dizer que o antigo boca a boca agora é eletrônico, e os produtos que antes eram vendidos em casa e somente para alguns amigos, hoje podem ser comprados até por pessoas de outros estados.
A tendência que vem crescendo na rede é a utilização do perfil pessoal para a divulgação de marcas e produtos, o que antes ocorria mais no perfil público. Este continua predominando no uso para vendas.
A divulgação no perfil do facebook se tornaram tão vantajosas que a professora Talita Vargeides parou de vender pessoalmente. Ela fez um álbum público na rede social para vender as roupas que compra de um fabricante em Goiânia. Na página ela adiciona todos os amigos e também seus contatos de e-mail. Além de divulgar no perfil público faz isso também no perfil pessoal.
“Tenho mais retorno no meu perfil pessoal. A primeira vez que divulguei uma peça em promoção vendi 12 unidades”, diz Talita. “Faço isso pra ganhar uma renda extra, tenho mais segurança e muito mais retorno do que quando vendo pessoalmente”, completa.
 Essa prática vem aumentando porque as pessoas usam cada vez mais o Facebook, segundo o especialista em mídias sociais Leandro Rolim. "Atualmente é a mídia social que mais possui usuários no mundo e continua crescendo. Quem vende sempre busca uma forma nova de divulgar o seu produto e tem a vantagem de que essa ferramenta é gratuita”, explica.
A estudante Grazielle Rodrigues, criou um perfil para as vendas, o Griffe Bsb, e pediu para parentes e amigos compartilharem e até adicionarem os próprios contatos á página, que já conta com 4.242 amigos. Mas, segundo ela, a quantidade de amigos adicionados não é tão importante quanto as vezes que esses usuários compartilham as imagens.
Para a venda, o dono da conta insere fotos com o preço do que deseja vender e anuncia para seus contatos. As compras são feitas por meio de encomendas, que podem ser entregues via correios, ou pessoalmente. “Quero aumentar a credibilidade para as pessoas fazendo com que não tenham medo de comprar por encomenda”, afirma Grazielle.

A estudante de publicidade Gisele levy, 21 anos, sempre compra pela internet e diz que gosta dessa nova tendência de venda pela rede social. “Comprando pelo Facebook sei de quem estou comprando, é sempre um amigo de algum amigo”, comenta a estudante.
“É uma boa opção esses anúncios, termina virando um brechó online, mas é importante que o núcleo de amizade do anunciante tenha interesse em comprar esses produtos, ou que conheça alguém interessado. Sempre é importante saber pra quem e o quanto se deve anunciar”, alerta o especialista Rolim.
Segundo o Rolim esse tipo de anúncio não atrapalha o usuário, mas se ele se sentir incomodado vai acabar bloqueando as mensagens da pessoa. E existem outras formas de anúncio pelo Facebook, que são direcionados para determinado público e região, e que se deve tomar cuidado com essa prática de vendas em perfil para não existir uma orkutização da nova rede social.

Entre 2010 e 2011, o comércio eletrônico no Brasil registrou crescimento de 26%, e segundo projeção feito pelo estudo T- index 2015, realizado pela Tranlated, o Brasil é o 7º país com potencial de vendas pela internet, e em 2015 deve subir para a 4º posição do ranking.
A matéria foi feita por estudantes do curso de Jornalismo do IESB. Você pode conferir o site clicando aqui.

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